Promoção de Alimentação Saudável no Ambiente Escolar.

26/03/2012 - 10:30 hs às 12:00 hs

249 Visualizações

Localidade: CMB - Confederação das Santas Casas de Misericórdia

Coordenador(a): José Luiz Spigolon

Palestrante: Dra. Patrícia Constante Jaime

Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde/Brasília.

1) A Dra. Patrícia Constante agradeceu o convite para participar do Projeto EducaSUS, fez um breve resumo do tema em pauta e iniciou sua preleção. Apresenta e explica o cenário alimentar e nutricional no Brasil, diz esta pesquisa permite verificar a diminuição da desnutrição, o expressivo aumento de peso e da obesidade da população. Cita a diabetes e a anemia como doenças que podem ser causadas por maus hábitos alimentares.

2) A Dra. Patrícia diz que com base na pesquisa, observou-se que os alimentos disponíveis nas cantinas das escolas influenciam os hábitos alimentares dos escolares e ressalta que os itens mais consumidos são os salgadinhos, refrigerantes e doces.

3) A Dra. Patricia relaciona e explica os princípios do SUS referentes ao projeto PNAN (Promoção Nacional de Alimentação e Nutrição), suas diretrizes e o conjunto de ações de alimentação e nutrição. Diz que a promoção de alimentação saudável nas escolas é um dos mais importantes formadores de hábitos de vida, inclusive alimentar. Cita e explica as duas estratégias adotadas para a promoção de alimentação saudável nas escolas, que são: Portaria Interministerial MS/MEC nº 1.010/2006 e o Programa Saúde na Escola.

4)Sra. Tatiana, FEHOSP, tomou a palavra, agradeceu a brilhante apresentação e passa às entidades participantes, as quais fizeram comentários, questionamentos e debateram sobre o tema, tendo obtido respostas pertinentes da Dra. Patrícia. O debate e mais detalhes sobre o tema podem ser acompanhados pelo vídeo do evento disponível na página do projeto EducaSUS www.educasus.com.br. A Sra. Tatiana agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão.

Participantes na TAISEI:
– Tatiana Viesseli – Analista Técnica – FEHOSP
– Leonice – Analista Técnica – FEHOSP

Entidades participantes:

Não informado

Participantes:

FEHOSP, Irmandade da Santa Casa de Adamantina, Fusam, Irmandade da Santa Casa de Jaú, Irmandade da Santa Casa de Lorena, Irmandade da Santa Casa de Buritama, Irmandade da Santa Casa de Itapeva, Irmandade da Santa Casa de Mogi Mirim, Irmandade da Santa Casa de Santos, Irmandade da Santa Casa de Votuporanga, Irmandade da Santa Casa de São Roque e AME Santa Fé.