Marco político do envelhecimento ativo e as iniciativas amigas da pessoa idosa.

01/03/2012 - 10:30 hs às 12:00 hs

47 Visualizações

Localidade: FEHOSP - Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficientes do Estado de São Paulo.

Coordenador(a): Maria Fátima da Conceição.

Palestrante: Dr. Alexandre Kalache

Médico Epidemiologista, Doutor em Saúde Pública, Senior Advisor on Global Aging, the New York Academy of Medicine, Consultor em Políticas para o Envelhecimento no RJ e consultor do Comitê de Referência em Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Ementa:
1) O Dr. Alexandre Kalache inicia sua preleção, agradece o convite para participar do Projeto EducaSUS e faz um breve resumo do tema em pauta. Ressalta que nos tempos de hoje envelhecer é um desafio.

2) O Dr. Kalache diz que nos últimos anos houve uma inversão demográfica, em especial nos países em desenvolvimento como é o caso do Brasil, onde a população de idosos aumentou e a de jovens está diminuindo e faz relação há uma menor fecundidade, cuja média de filhos por mulher diminui de 6 para 1,8. O Dr. Kalache diz que a urbanização e o envelhecimento são as tendências que modelarão a população do século XXI. Ressalta os contrastes do envelhecimento em áreas urbanas, tanto nos países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos e diz que não há cidade perfeita nem tampouco cidade tão atrasada.

3) O Dr. Kalache diz que qualquer melhoria que seja feita em prol do idoso é benéfico para todos. Cita e explica o que é e quais são os objetivos do Projeto Cidade Amigável às Pessoas Idosas. Apresenta um gráfico sobre o enfoque do curso de vida para o envelhecimento ativo e a explica a diminuição da capacidade funcional. Em 2002 foi lançado o projeto “Envelhecimento Ativo”, considerado um marco político, cuja definição pela OMS, é o processo de otimização das oportunidades de saúde, educação continuada, participação e segurança, de forma a promover qualidade de vida à medida que se envelhece.

4) A Sra. Tatiana, FEHOSP, tomou a palavra, agradeceu a brilhante apresentação e passou às entidades participantes, as quais fizeram comentários, questionamentos e debateram sobre o tema, tendo obtido respostas pertinentes do Dr. Alexandre. O debate e mais detalhes sobre o tema podem ser acompanhados pelo vídeo do evento disponível na página do projeto EducaSUS www.educasus.com.br. A Sra. Tatiana agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão.

Participantes na TAISEI:
– Tatiana Viesseli – Analista Técnica – FEHOSP.
– Leonice Oliveira – Analista Técnica – FEHOSP.

Entidades participantes:

– FEHOSP, Fusam, PróVisão, Irmandade da Santa Casa de Itapeva, Irmandade da Santa Casa de Mogi Mirim, Irmandade da Santa Casa de Santos, Irmandade da Santa Casa de Votuporanga, Irmandade da Santa Casa de São Roque e Irmandade da Santa Casa de Mococa.

Participantes:

Não informado.

Sem apresentação de powerpoint