Benchmarking – Serviço de Nutrição e Dietética da SC Marília: Apresentação do Indicador do Resto-Ing.

19/03/2012 - 10:30 hs às 12:00 hs

52 Visualizações

Localidade: Irmandade da Santa Casa de Marília

Coordenador(a): Rubens Tofano de Barros

Palestrante: Luciane Pereira Marques

Nutricionista de Produção da Santa Casa de Marília.

1) A Nutricionista Luciane Marques agradeceu o convite para participar do Projeto EducaSUS, fez um breve resumo do tema em pauta e iniciou sua preleção. Explica quais os principais motivos para o desenvolvimento da pesquisa, apresenta a definição do indicador utilizado, suas referências quantitativas, relaciona e explica os objetivos da pesquisa: verificar o RI total do serviço, verificar o RI por tipo de refeição distribuída (almoço e jantar), verificar o RI por unidade de internação e quantificar financeiramente o descarte do resto alimentar.

2) A Nut. Luciana apresenta a caracterização da unidade e explica a metodologia utilizada: revisão da literatura, confecção dos instrumentos para registro dos dados e adequação de rotina e processos, treinamento da equipe de unidade, experiência piloto de março a abril/2010 e coleta de dados de maio a outubro/2010.

3) A Nut. Luciana explica os resultados obtidos por unidades, ressalta que a quantidade de refeições refere-se a pacientes e acompanhantes e apresenta alguns fatores que influenciam o indicador: a prescrição médica da dieta dos pacientes, a produção controlada de refeições, alteração da dieta no momento da distribuição, a permissão da entrada de alimentos na instituição, a realização de procedimentos no horário da refeição, entre outros.

4) Para finalizar sua preleção a Nut. Luciane apresentação a conclusão da pesquisa com base nos resultados obtidos. O RI demosntra o desperdício de alimentos de uma unidade de alimentação, permitindo a busca de estratégias de gestão. Ressalta que a determinação de metas para o indicador deve ser estabelecida e que o esforço coletivo é fundamental na obtenção dos resultados.

5) A Sra. Tatiana, FEHOSP, tomou a palavra, agradeceu a brilhante apresentação e passa às entidades participantes, as quais fizeram comentários, questionamentos e debateram sobre o tema, tendo obtido respostas pertinentes da Nutricionista Luciane. O debate e mais detalhes sobre o tema podem ser acompanhados pelo vídeo do evento disponível na página do projeto EducaSUS www.educasus.com.br. A Sra. Tatiana agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão.

Participantes na TAISEI:
– Tatiana Viesseli – Analista Técnica – FEHOSP.
– Leonice Oliveira – Analista Técnica – FEHOSP.

Entidades participantes:

FEHOSP, Irmandade da Santa Casa de Adamantina, Fusam, Irmandade da Santa Casa de Jaú, Irmandade da Santa Casa de Lorena, Irmandade da Santa Casa de Buritama, Irmandade da Santa Casa de Itapeva, Irmandade da Santa Casa de Mogi Mirim, Irmandade da Santa Casa de Santos, Irmandade da Santa Casa de Votuporanga e Irmandade da Santa Casa de São Roque

Participantes:

Não informado.