Assédio Moral.

27/03/2012 - 10:30 hs às 12:00 hs

24 Visualizações

Localidade: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Coordenador(a): Prof. Dr. Eduardo Sadao Yonamine

Palestrante: Dra. Claudia Tejeda Costa

Advogada do CREMESP - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público.

1) A Dra. Claudia faz um breve comentário sobre o tema em pauta e inicia sua preleção. Esclarece que este tipo de violência psicológica acontece nas relações humanas assimétricas; de hierarquia e de poder; no ambiente familiar, no trabalho e nas escolas, o que se pode chamar de “bullying”. Ressalta que após este ato de violência, há uma degradação no ambiente, nas relações entre as pessoas, além de um pacto de silêncio entre elas. Esclarece que cabem ao empregador, atitudes de punição e afastamento do agressor, quando necessário, para que não haja maiores prejuízos ao ambiente de trabalho.

2) A Dra. Claudia cita e explica aos elementos do assédio moral: conduta abusiva (ação ou omissão), reiteração da conduta, natureza psicológica do atentado à dignidade psíquica do individuo e finalidade de exclusão. Cita, explica e classifica os tipos de assédio moral: vertical descendente, vertical ascendente, horizontal e organizacional. Diz que existem instituições que adotam a Gestão por stress, e explica a diferença entre o “straining” e o assédio moral organizacional. No entanto, no Direito do Trabalho, ambos são tratados da mesma forma.

3) A Dra. Claudia relaciona, explica o que pode pleitear a vítima de assédio e exemplifica alguns casos concretos.

4) A Sra. Tatiana, FEHOSP, tomou a palavra, agradeceu a brilhante apresentação e passa às entidades participantes, as quais fizeram comentários, questionamentos e debateram sobre o tema, tendo obtido respostas pertinentes da Dra. Claudia. O debate e mais detalhes sobre o tema podem ser acompanhados pelo vídeo do evento disponível na página do projeto EducaSUS www.educasus.com.br. A Sra. Tatiana agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão.

Participantes na TAISEI:
– Tatiana Viesseli – Analista Técnica – FEHOSP.
– Representantes do Hospital Dom Antonio Alvarenga.

Entidades participantes:

FEHOSP, AME Santa Fé, Santa Casa de Jaú, Santa Casa de Lorena, Santa Casa de Mogi Mirim, Santa Casa de Santos, Santa Casa de Votuporanga, Santa Casa de São Roque e Santa Casa de Itapeva.

Participantes:

Não informado.

Sem apresentação de powerpoint